QUEM SOMOS?

A Academia Maranhense de Medicina foi um sonho de há muito acalentado pelo Dr. Antônio Nilo da Costa Filho que se tornou realidade, na noite de 25 de abril de 1988, em sessão solene que teve lugar, no Teatro Arthur Azevedo, com a presença deautoridades, professores e grande número de médicos e de outros profissionais que testemunharam este importante evento para o Estado.

No final de 1987, já contava com o apoio de um significante número de colegas que permitiu ao Dr. Antônio Nilo avançar rumo ao pretendido: Benedito Clementino de Siqueira Moura, Cesário Guilherme Coimbra, José Ribeiro Quadros, Expedito Aguiar Bacelar, Lourival Gomes Bogéa, Carlos Alberto Salgado Borges, Carlos Celso Gomes Nunes, José Venâncio Braga Diniz,Aymoré de Castro Alvim, Maria do Socorro Moreira de Sousa, Ibraim Almeida Filho, Gabriel Pereira Cunha, William Soares de Brito, Antônio Salim Duailibe, Haroldo Silva e Sousa, Antônio Eusébio da Costa Rodrigues, Croce do Rêgo Castelo Branco, Antônia de Arruda Soares, José Epaminondas de Oliveira, Tomé Lima Araújo, OswaldoMartins Bittencourt, José Vasquez Ver-Valen, Manoel Soares Estrela, Francisco Benedicto de Oliveira Moraes, José Benedito Penha, Maria José Aragão e Orlando Araújo.

E, assim, foi fundada, na noite de 25 de Abril de 1988,a Academia Maranhense de Medicinanesta cidade de São Luís do Maranhão.

A sua primeira Diretoria, integrada por eméritos discípulos de Hipócrates, foi, assim, constituída:Antônio Nilo da Costa Filho – Presidente; Benedito Clementino de Siqueira Moura – Vice-Presidente; Aymoré de Castro Alvim – Secretario Geral; Maria do Socorro Moreira de Sousa – 2º. Secretario; Croce do Rego Castelo Branco – 3º. Secretario; José Ribeiro Quadros – 1º. Tesoureiro; Oswaldo Martins Bittencourt – 2º. Tesoureiro e William Soares de Brito – Diretor de Arquivo, Biblioteca e Museu.

Até o momento, a Academia vem se mantido fiel aos postulados que nortearam a sua fundação, consciente da sua responsabilidade histórica para com o desenvolvimento e aprimoramento das questões éticas, técnicas e científicas da Medicina, cujos horizontes vêm se alargando com o desenvolvimento tecnológico que o mundo atual experimenta.

Dessarte, em parceria com o Conselho Regional de Medicina tem se aproximado, cada vez mais, dos órgãos de saúde e das universidades locais, participando das discussões sobre assuntos e resolução de problemas de saúde da população, difundindo, por meio das suas ações, à classe médica e aos estudantes da área a necessidade de primar pela observância dos postulados éticos, em suas atividades, bem como, a toda a sociedade os princípios básicos do direito à vida, à saúde integral e a uma qualidade de vida que lhe assegure a satisfação do bem viver.

Rua São João, 265, Sala 402 – CEP 65010-600 
São Luís – Maranhão 
academiademedicinama@gmail.com